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O projeto Repensando o Recanto, tem como objetivo promover, pesquisas sobre a história, religião, e outros aspectos relacionados a cultura do Recanto das Emas. Procura dialogar com a comunidade para obter parcerias e informações sobre a cidade. Os pesquisadores fazem entrevistas com moradores que participem ou não de projetos sociais. Dessa forma toda comunidade escolar pode ajudar a contar a história do Recanto das Emas. Acontecem algumas atividade e eventos, na escola 111, para unir todas as pessoas que estão envolvidas ou querem saber mais sobre a cidade...

quarta-feira, 29 de julho de 2009


16 anos de Recanto das Emas!






O Recanto completa 16 anos, e para comemorar, aconteceu neste dia 28 um encontro no restaurante comunitário, onde estavam além do governador do Distrito Federal, outras lideranças e moradores da cidade. O bolo da cidade tinha 50cm de largura e 16m de comprimento.



A imprensa estava presente no evento, e dessa vez, não para falar mal da cidade e sim para deixar que os próprios moradores colocassem sua opinião.



Entre algumas coisas ditas pelo Governador, ele garantiu que já existe a proposta do hospital da cidade e que a obra será iniciada em 2010.




História Do Recanto das Emas


A região administrativa Recanto das Emas, foi criada em 28 de julho de 1993, por meio da lei 510/93 e Decreto nº 150.46/93, para atender o programa de assentamento do governo do Distrito Federal. Esse programa visava retirar as favelas que se formavam nas áreas urbanas, principalmente na cidade de Brasília. Para fixar estas pessoas o governo loteou uma parte das terras que pertenciam a RA-Gama e em 1992 houve uma transferência dos moradores de invasões de Brasília e outras localidades do Distrito Federal. Os antigos moradores desta região relatam que quando foram divididos os loteamentos, esta era uma reunião de chácaras, onde se destacava uma espécie de arbusto chamado " canela de ema" . Existia também no local um sítio chamado Recanto, onde vivia grande quantidade de emas, espécie própria do cerrado. Desta forma originou-se " Recanto das Emas".



O texto acima nos mostra dados oficiais sobre o surgimento do Recanto das Emas. Porém a história da cidade não se resume em apenas um parágrafo. Existem inúmeras formas de contar essa história e existem muitas histórias que os próprios moradores podem relatar, pois esses tem uma visão privilegiada sobre o que acontece no Recanto.
É dessa forma que o projeto "Repensando o Recanto" tenta contar a história da cidade, buscando relato dos próprios moradores. Hoje são mais de 160 mil habitantes na cidade. Existe um bom comércio, várias cooperativas, movimentos sociais e várias lideranças na comunidade. Desenvolvendo assim a cidade e muitas histórias interessantes.


PROJETO "REPENSANDO O RECANTO"

Descrição da proposta:

Por meio do Projeto Repensando o Recanto propomos a construção de um espaço de encontro para a juventude moradora do Recanto das Emas, cidade localizada na periferia do Distrito Federal. Buscamos desenvolver ações voltadas para o diálogo entre a escola e a comunidade, atuando em dois eixos: 1) realização de uma pesquisa que busca retratar o cotidiano juvenil e a cultura que caracteriza a identidade do Recanto das Emas, utilizando a análise de reportagens que abordem o Recanto das Emas na mídia impressa e televisiva do Distrito Federal, fotos de acervos pessoais dos moradores e relatos orais; e 2) oferecer uma programação de oficinas abertas à comunidade e que contemplem temas de interesse da cidade: o hip hop (grafite, break e rap), teatro, dança, produção e edição de vídeos, capoeira etc. O resultado final do trabalho será a criação de um material didático virtual disponível em CD-ROM e que contenha dez vídeos de curta-metragem produzidos pelos alunos a partir de roteiros previamente elaborados. O material a ser produzido segue as indicações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, contemplando o desenvolvimento de competências da Área de Ciências Humanas a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Estruturado em três módulos: Ética da Identidade, Política da Igualdade e Estética da Sensibilidade, busca oferecer subsídio para aulas que abordem os componentes de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Artes e Língua Portuguesa. O objetivo é construir e exercitar uma nova relação com a escola, indo além da sala de aula ao reforçar o sentimento de pertencimento à comunidade escolar e às possibilidades de transformar suas realidades. A proposta é trabalharmos com diversos elementos da cultura local, utilizando a produção audiovisual como forma privilegiada para exercitar a produção do conhecimento em ciências humanas