Minha foto
O projeto Repensando o Recanto, tem como objetivo promover, pesquisas sobre a história, religião, e outros aspectos relacionados a cultura do Recanto das Emas. Procura dialogar com a comunidade para obter parcerias e informações sobre a cidade. Os pesquisadores fazem entrevistas com moradores que participem ou não de projetos sociais. Dessa forma toda comunidade escolar pode ajudar a contar a história do Recanto das Emas. Acontecem algumas atividade e eventos, na escola 111, para unir todas as pessoas que estão envolvidas ou querem saber mais sobre a cidade...

sábado, 16 de maio de 2009

Cultura nas Cidades

Dia 17 /05 Domingo

o Recanto receberá o projeto Cultura nas Cidades
confira a programação:
Apartir das 8h: Oficinas, apresentações da Central Ùnica das Favelas (CUFA)
repentistas da Casa do Cantador, exposição de artesanato “Recanto da Arte” e biblioteca itinerante.
A tarde: Apartir das 17h, se apresentarão artistas locais e no fim do dia artistas como Pedro Paulo e Mateus, Os Marotos e Cuscuz com Leite encerram a festa.

Obs : Informações encontradas no site
http://www.recanto.df.gov.br/

Pojeto FOTOLATA no Recanto


Fotolata é um projeto inovador, onde as pessoas tem a oportunidade de fazer fotografias, tendo uma lata como recurso.
Apesar de ser uma técnica utilizada no mundo inteiro, muitas pessoas ainda não sabem como pode sair trabalhos tão bons usando uma lata ao invés de uma câmera fotográfica.
Os Moradores do Recanto terão oportunidade de tirar a curiosidade e ver como é feito esse trabalho.
A oficina será coordenada pelo fotógrafo Zé Rosa e acontecerá no domingo dia 17/05/2009.
O projeto está passando por várias cidades do DF , e no Recanto das Emas ficará mais um pouco. È que além de dar essa oficina no domingo o FOTOLATA fez parceria com o "REPENSANDO O RECANTO". No domingo alguns alunos aprenderão a técnica para serem monitores nas aficinas que serão realizadas no CEM 111.
Dia 17/05 A oficina do Fotolata começa pela manhã, e pode se estender pela tarde. Quem tiver curiosidade, ou quem queira ver fotos feitas pelos alunos, entender como é esse processo, será bem vindo.


Não esqueça: Quadra 803 em frente ao posto policial, no trailer do projeto FOTOLATA

PROJETO "REPENSANDO O RECANTO"

Descrição da proposta:

Por meio do Projeto Repensando o Recanto propomos a construção de um espaço de encontro para a juventude moradora do Recanto das Emas, cidade localizada na periferia do Distrito Federal. Buscamos desenvolver ações voltadas para o diálogo entre a escola e a comunidade, atuando em dois eixos: 1) realização de uma pesquisa que busca retratar o cotidiano juvenil e a cultura que caracteriza a identidade do Recanto das Emas, utilizando a análise de reportagens que abordem o Recanto das Emas na mídia impressa e televisiva do Distrito Federal, fotos de acervos pessoais dos moradores e relatos orais; e 2) oferecer uma programação de oficinas abertas à comunidade e que contemplem temas de interesse da cidade: o hip hop (grafite, break e rap), teatro, dança, produção e edição de vídeos, capoeira etc. O resultado final do trabalho será a criação de um material didático virtual disponível em CD-ROM e que contenha dez vídeos de curta-metragem produzidos pelos alunos a partir de roteiros previamente elaborados. O material a ser produzido segue as indicações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, contemplando o desenvolvimento de competências da Área de Ciências Humanas a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Estruturado em três módulos: Ética da Identidade, Política da Igualdade e Estética da Sensibilidade, busca oferecer subsídio para aulas que abordem os componentes de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Artes e Língua Portuguesa. O objetivo é construir e exercitar uma nova relação com a escola, indo além da sala de aula ao reforçar o sentimento de pertencimento à comunidade escolar e às possibilidades de transformar suas realidades. A proposta é trabalharmos com diversos elementos da cultura local, utilizando a produção audiovisual como forma privilegiada para exercitar a produção do conhecimento em ciências humanas